top of page
Buscar

Confira 5 Dicas para Evitar Conflitos na Sucessão com um Testamento Público

  • marcosvstah
  • 14 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Um testamento público bem elaborado é uma ótima maneira de evitar conflitos na sucessão e garantir que os desejos do testador sejam cumpridos após a sua morte.


O testamento público é um documento redigido e assinado na presença de um tabelião, devendo ser assinado pelo testador e mais duas testemunhas, ao contrário do testamento particular, que é redigido e assinado pelo próprio testador.


Esta modalidade de testamento é a mais segura pois fica arquivado no livro do tabelião, e ficará registrada no Registro Central de Testamentos (RCTO), módulo integrante da CENSEC, que é obrigatoriamente consultado para processar inventários judiciais ou lavrar escrituras públicas de inventários.


Porém, apesar da segurança trazida por esta modalidade, ele tornará todas as vontades do testador como públicas, já que poderá ser consultado a qualquer momento.


Trazemos aqui algumas dicas para ajudá-lo a criar um testamento público que evite conflitos:


  1. Seja claro e específico ao redigir seu testamento. Evite usar termos ambíguos ou imprecisos que possam ser interpretados de maneira diferente pelas pessoas envolvidas na sucessão.

  2. Busque detalhar suas vontades sobre como deseja que seus bens sejam distribuídos entre seus herdeiros. Isso pode ajudar a evitar disputas sobre a interpretação do seu testamento.

  3. Nomeie um testamenteiro confiável e especifique claramente suas responsabilidades. O testamenteiro é responsável por garantir que seus desejos sejam cumpridos e por resolver quaisquer disputas que possam surgir.

  4. É importante fazer uma lista completa de todos os seus bens e ativos, incluindo imóveis, investimentos, contas bancárias e outros bens que deseja incluir em seu testamento.

  5. Certifique-se de manter seu testamento atualizado. Se houver mudanças significativas em sua situação, como o nascimento de um filho ou o falecimento de um herdeiro, atualize seu testamento para refletir essas mudanças.


E o mais importante, para certificar que seu testamento esteja em conformidade com a lei é importante contar com o auxílio de um advogado especializado em direito sucessório, pois ele irá garantir que a divisão e a redação estejam de acordo com a lei, evitando futuras nulidades.


E ai, gostou dessas dicas? Salve para quando precisar!

Comentários


whatsapp advogado curitiba
bottom of page